Acadêmicos de Ciências Biológicas desenvolvem atividades práticas da Unidade do Projeto Piraqué
Durante os dias 16 e 17 de abril, cerca de 25 alunos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas na Unochapecó realizarão atividades práticas na Unidade do Projeto Piraqué em São Carlos.
Sob a coordenação das professoras Elaine Maria Lucas Gonsales, Eliara Solange Muller e Gilza Maria de Souza Franco e monitoria dos alunos de Mestrado em Ciências Ambientais, Veluma Bastiani e Jerri A. Berto, as atividades iniciarão na manhã de sábado e encerrarão na manhã de domingo.
A parceria entre o Instituto Goio-En e o Curso de Ciências Biológicas possibilitará o desenvolvimento de aulas de campo das disciplinas de Ecologia I e Zoologia III. Com a utilização da estrutura de alojamentos, laboratórios, açudes e riachos na área da unidade, os acadêmicos do 5° período poderão estudar a estrutura dos ecossitemas aquáticos através de análise física e química da água, coleta e estudo de peixes e busca ativa de anfíbios.
As atividades a campo visarão o envolvimento prático dos alunos, que contemplam a estruturação de projetos de pesquisa, artigos contendo os dados coletados, e socialização através de seminário.
Dentro de um propósitos do Projeto Piraqué, que é servir de base tecnológica para projetos interinstitucionais de pesquisa e extensão dos peixes do Rio Uruguai, a unidade também receberá alunos do Mestrado em Ciências Ambientais na Unochapecó. O desenvolvimento das atividades da disciplina de Ecologia de Campo está prevista para maio de 2011.
Atualmente o Projeto Piraqué conta com uma Estação de Piscicultura no município de São Carlos, às margens do Rio Uruguai. O local possui a primeira e única unidade que detém banco genético vivo das espécies migratórias de peixes do Rio Uruguai (Dourado, Curimbatá, Pintado Amarelo, Surubim Pintado, Suruvi Bocudo, Piava e Piracanjuba).
A partir de agosto de 2011, contará com uma nova estação em Águas de Chapecó, também às margens do Rio Uruguai, com 40 mil metros quadrados de área alagada e um total de 1.593 metros quadrados de área edificada, com investimento superior a R$ 2,9 milhões.