Agricultoras participam de oficinas de Educação Ambiental
Como parte do Programa de Educação Ambiental, executado pelo Instituto Goio-En e realizado pela Foz do Chapecó Energia S.A., inúmeras atividades teóricas e práticas estão sendo desenvolvidas nos municípios abrangidos pelas linhas de transmissão de energia da UHE Foz do Chapecó.
Os temas trabalhados estão relacionados aos Resíduos Sólidos, conforme a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual contém instrumentos importantes que permite ao País avançar para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Um dos públicos atendidos por este programa são os agentes comunitários ambientais. Pare este grupo, a equipe de Educação Ambiental planejou atividades com as mulheres agricultoras, visando o repasse de informações, discussões e conhecimento da situação local e o desenvolvimento de oficinas socioeducativas buscando, com isso, facilitar o entendimento do tema discutido.
As oficinas envolvem a reutilização de materiais facilmente encontrados nas localidades, como caixas em madeira, utilizadas para o transporte de frutas e verduras, as quais, normalmente, são descartadas após o uso. Estes materiais são transformados em caixas de brinquedos, bandejas e outros objetos de acordo com a preferência das participantes. Uma oficina de patchwork também foi desenvolvida, visando à utilização de retalhos de tecidos.
Além das atividades com os agentes comunitários ambientais, as ações estão sendo desenvolvidas com educadores ambientais e estudantes dos municípios localizados nas áreas das linhas de transmissão da UHE Foz do Chapecó, que são: Águas de Chapecó, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre, Xaxim e Xanxerê no Estado de Santa Catarina e os municípios de Alpestre, Iraí, Seberi, Frederico Westphalen, Planalto, Ametista do Sul e Erval Seco no Rio Grande do Sul.