DOAÇÃO DE PEIXES E REPOVOAMENTO DE RIOS
Na última semana o Instituto Goio- En realizou duas doações de peixes nativos do Rio Uruguai.
Em parceria com o sétimo período do curso de Administração da Unochapecó, no dia 06 de julho, foram soltos 200 jundiás e 3.000 curimbatás em Lajeado Bonito no município de Águas de Chapecó. A ação fez parte da disciplina de Administração de Projetos, ministrada pelo professor Rodrigo Barichello, com a intenção de contribuir com a preservação dessas espécies nativas e, por consequência, proporcionar alternativas de trabalho e renda aos pescadores de áreas próximas.
A segunda doação ocorreu na sexta-feira, 07 de julho. Dando apoio ao projeto “Repovoamento da Bacia Hidrográfica de Nova Erechim”, coordenado pelo Subtenente, Comandante do Grupamento PM e Instrutor do Proerd de Nova Erechim, Sr. Eloi Correa Borges, o repovoamento contou com 300 jundiás e 3.000 curimbatás. O Rio Burro Branco foi o local de soltura, segundo o projeto, este é um local muito afetado pela seca e, principalmente, pela pesca predatória.
Essas ações fazem parte da essência do Instituto Goio-En, que é auxiliar ambiental e socialmente com o desenvolvimento região Oeste de Santa Catarina. Para Sidinei Follmann, Coordenador de Piscicultura do Instituto Goio-En, “essas atividades são fundamentais na formação de crianças e jovens, pois demonstram a importância de preservar e repovoar os rios da região. Ao acompanhar a atividade, na prática, os participantes tornam-se agentes transformadores em relação a conservação ambiental, proporcionando uma nova visão sobre o meio ambiente e as diversas formas de preservá-lo.”
As duas espécies de peixes doadas são reproduzidas na Unidade do Projeto Piraqué do Instituto Goio-En. Assim como alevinos de dourados, pintado-amarelo, suvuri bocudo, surubim e piava já podem ser reservadas para entrega a partir do mês de novembro de 2017.