Fórum de Resíduos Sólidos promove Jornada em Chapecó
Buscando discutir a política nacional de resíduos sólidos, o Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó (FRSC), com a participação do Ministério Público de Santa Catarina, e apoio do Instituto Goio-En, desde a criação do Fórum em 2010, realizou no dia 13 de dezembro uma Jornada envolvendo diversas entidades chapecoenses.
Durante a manhã, a Senhora Luciana Ziglio palestrou sobre a reciclagem e a política nacional de resíduos sólidos, bem como a regulamentação da profissão de catador, com participação do Ministério Público Estadual.
Dando continuidade à primeira Jornada promovida pelo FRSC, uma mesa redonda sobre a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Legislação em Chapecó foi promovida durante à tarde, articulada pelos coordenadores do Fórum e com participação Câmara Municipal de Vereadores e Poder Público Municipal e representantes dos catadores do município.
Aprovada em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos objetiva definir as atribuições e responsabilidades dos diferentes atores relacionados à gestão dos resíduos sólidos. Deste modo, os municípios de todo o País têm prazo até 2012 para adequarem os planos de Gestão de Resíduos, buscando equilibrar a dimensão econômica, social e ambiental.
Neste sentido, em Chapecó/SC, foi constituído em novembro/2010 o Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó como instância de articulação e agregação do conjunto das organizações envolvidas e interessadas na Gestão dos Resíduos Sólidos. O Fórum tem caráter permanente de discussão, proposição e sensibilização à adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos. Atualmente, 20 instituições no município o compõem.