Instituto Goio-En participa de debates relacionados aos resíduos sólidos
As discussões e os encaminhamentos para formalização do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó (FRSC) foram reiniciados na última semana. Fundado em novembro de 2010, o fórum busca articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando interinstitucionalmente, temas acerca dos resíduos sólidos, atentando aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos.
Juntamente com os profissionais das 13 entidades fundadoras, os encarregados retomaram os trâmites para aprovação do termo de adesão, que após a efetivação, permitirá a escolha dos coordenadores.
O grupo também definiu os seguintes eixos temáticos: Leis, Plano Estratégico, Planejamento e Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Sustentabilidade; Formação e Educação Ambiental; Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e outros, os quais serão abordados pelos Grupos de Trabalhos. Estes grupos serão compostos por profissionais da área de meio ambiente, educação, saúde e afins, com a finalidade de discutir, propor, articular e sensibilizar sobre a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos do município, atuando de acordo com os planos setoriais locais e leis vigentes.
Com o objetivo de apresentar à população chapecoense os propósitos do FRSC e integrar a comunidade às discussões, os participantes da reunião definiram a realização de rodada de palestras sobre os resíduos sólidos. Todos os detalhes serão acordados no próximo encontro do grupo, que acontecerá no dia 29 de março.