Instituto Goio-En promove soltura de alevinos
Conscientizar sobre a importância da preservação das espécies e contribuir para a manutenção da biodiversidade nos rios da região foram os principais objetivos da atividade.
Com a participação de alunos do 2° e do 3° ano da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen de Águas de Chapecó, o Instituto Goio- En realizou a soltura de 5 mil alevinos de curimbatá (Prochilodus lineatus) às margens do Rio Chapecó.
Na ação, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 30 de março, os estudantes tiveram um breve relato do trabalho desenvolvido pelo Instituto em benefício do meio ambiente. Também puderam conhecer o curimbatá, uma espécie de peixe de fácil cultivo em açudes e fundamental para o equilíbrio da bacia do rio Uruguai.
A atividade contou com a presença da Polícia Militar Ambiental que alertou os estudantes sobre a importância da preservação da fauna e das áreas lindeiras aos rios, citando algumas implicações àqueles que desrespeitam as legislações ambientais. Alguns pescadores presentes reforçaram a importância da soltura de peixes nativos, garantindo assim a reposição do estoque pesqueiro e o sustento das famílias ribeirinhas.
Após o repasse de informações, os alunos realizaram a soltura dos alevinos, para que, na prática, entendessem a necessidade da conservação das espécies e da mudança de atitudes, no sentido de que todos estamos integrados à natureza e somos responsáveis pela preservação e manutenção.