Ministro da Pesca e Aquicultura visita o Oeste do Estado
O Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, cumpriu sua agenda de visitas a cidades catarinenses nos dias 02 e 03 de fevereiro. Na região Oeste, no município de Nova Erechim, o Ministro realizou a entrega de escavadeiras hidráulicas para o desenvolvimento da Aquicultura regional.
Anteriormente ao ato de entrega das máquinas, o Sr. Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira recebeu autoridades, prefeitos, representantes de entidades e cooperativas para discutir o tema e a realidade local.
A Diretoria do Instituto Goio-En aproveitou a ocasião para um encontro com o Ministro. A conversa se deu no contexto do andamento da proposta do Programa de Fortalecimento da Piscicultura do Oeste de Santa Catarina – PFPOSC, amplamente discutido com os secretários da agricultura e prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC.
Caso a proposta receba investimento do MPA, envolverá ações como cursos de piscicultura a produtores, implantação de unidades produtivas/demonstrativas, criação de associações, assistência técnica e planejamento da atividade. As ações serão divididas em três módulos - Módulo 1 – Curso de Pós-Graduação ou Extensão; Módulo 2 – Orientação do Trabalho de conclusão de cursos e Assistência Técnica; Módulo 3 – Acompanhamento, Diagnóstico e Gestão.
Outra pauta da conversa envolveu o repasse dos recursos relativos à construção da Estação de Piscicultura em Águas de Chapecó. Este convênio entre Ministério da Pesca, Fundeste/Instituto Goio-En visa desenvolver diversas atividades por intermédio do Projeto Piraqué – Projeto de Preservação dos Peixes migradores do Rio Uruguai.
A preocupação em preservar a diversidade genética dos peixes nativos migradores do Rio Uruguai, está entre os principais propósitos do projeto, que também tem como parceiros a Foz do Chapecó Energia, a Unochapecó e os municípios de São Carlos e Águas de Chapecó.