Monitoramento da ictiofauna é efetuado na UHE Garibaldi
Inserido entre os Programas Básicos Ambientais referentes a Usina Hidrelétrica Garibaldi, o Instituto Goio-En foi contratado em março de 2011 para execução do Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna.
Para atender aos objetivos, durante quatro dias, integrantes da equipe de Estudo dos Peixes do Instituto Goio-En realizaram o monitoramento da ictiofauna na área da Usina Hidrelétrica Garibaldi, na região Serrana de Santa Catarina. O empreendimento está localizado entre os municípios de Cerro Negro, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e Vargem.
O monitoramento da ictiofauna, ocorrido em nove diferentes pontos do Rio Canoas, Rio Caveiras e Rio das Marombas, registrou a presença de diversos peixes migradores. Os resultados dessa ação possibilitam a implantação e de estratégias favoráveis à conservação e à manutenção da diversidade das comunidades ícticas.
Além do monitoramento, ocorreu a coleta de ovos e larvas, com a intenção de catalogar as áreas de desova e criadouros naturais. A triagem e a identificação desses elementos é desenvolvida pela equipe da Unidade do Projeto Piraqué, do Instituto Goio-En, no município de São Carlos (SC).
A próxima etapa de monitoramento da ictiofauna da UHE Garibaldi está prevista para o final de abril ou início de maio. Do mesmo modo, até o dia 15 de abril, a campanha de monitoramento da ictiofauna está ocorrendo em 11 pontos da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.