Nova edição do AQUA REDE é realizada
A divulgação de assuntos relacionados à geração de energia e à piscicultura foram os principais objetivos da segunda edição do AQUA REDE, evento realizado pelo Programa de Educação Ambiental do Instituto Goio-En em parceria com a Foz do Chapecó Energia.
Com a presença de cerca de 70 agricultores residentes na área da Linha de Transmissão da UHE Foz do Chapecó, dos municípios de Água de Chapecó (SC) e Alpestre (RS), o Instituto realizou visitas às duas unidades do Projeto Piraqué, instaladas nos municípios de São Carlos e Águas de Chapecó. A visita foi promovida para que os participantes conhecessem na prática os assuntos abordados . Também em Águas de Chapecó, a equipe da Foz do Chapecó apresentou como é realizado o processo de geração de energia e a estrutura da usina. Após a apresentação, os grupos visitaram as instalações da Foz do Chapecó Energia.
O projeto de preservação dos peixes migradores do Rio Uruguai - Piraqué - atua do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para preservação de espécies de peixes nativos do Rio Uruguai. Em Águas de Chapecó (SC), está em implantação uma nova unidade de produção. Serão mais de 40 mil metros quadrados de área alagada, divididos em 70 viveiros - experimentais, larvicultura e manutenção de reprodutores, com mais de 1.500 metros quadrados em edificações. A estimativa de produção da nova unidade do Projeto Piraqué é de 1 milhão de juvenis de peixes nativos/ano, os quais serão disponibilizados para produção, estudos e repovoamento do Rio Uruguai. Além dos projetos de desenvolvimento de tecnologia para as espécies de peixes da região em políticas de repovoamento e de piscicultura, o Piraqué também está em harmonia com os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Instituto Goio-En.