Oficina aborda temas relacionados ao ecoturismo regional
O “Programa de Monitoramento das interferências sobre a população indígena” do Instituto Goio-En realizou a oficina “Educação Ambiental em Rotas de Turismo”. A atividade também fez parte do 3º Fórum Regional de Estudos e Debates em Educação Ambiental promovida pelo Instituto Goio-En em parceria com os cursos de Pedagogia, Geografia e Ciências Biológicas da Unochapecó.
Ocorrida na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen’nó, no Toldo Chimbangue, localizado na Sede Trentin, em Chapecó, a oficina oficina abordou assuntos relacionados ao ecoturismo e potenciais turísticos na região Oeste de Santa Catarina, visando estimular a comunidade indígena a pensar alternativas neste sentido, para valorizar a cultura e incrementar a renda da comunidade, aproveitando os potenciais turísticos que ali que encontram.
Envolvendo lideranças comunitárias, estudantes da educação de jovens e adultos, professores e coordenadores da Escola, também houve participação de representantes de entidades convidadas, como FUNAI, Secretaria Municipal do Turismo e Secretaria Municipal da Agricultura de Chapecó e EPAGRI.
Além desta oficina, o “Programa de Monitoramento das interferências sobre a população indígena” promoverá no próximo dia 01 de julho, um mutirão de coleta de lixo na Aldeia Condá, em Chapecó, em parceria com a FUNDEMA, a qual se comprometeu em realizar a coleta mensal na Terra Indígena. O intuito da ação é coletar o lixo reciclável acumulado na comunidade. Este projeto teve início em 2010 com a aplicação de questionários e atividades de educação ambiental com os indígenas.