Pintado-amarelo: peixe nativo do Rio Uruguai
O mandi-amarelo, também nomeado como pintado-amarelo (Pimelodus maculatus),é uma espécie de ampla distribuição geográfica, podendo ser encontrada na Amazônia, Guianas, Venezuela, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Bacia do Paraná, do Prata, Rio Uruguai e Rio Iguaçu. Abundante e importante na pesca comercial, o pintado-amarelo também tem boa aceitação do mercado consumidor,sendo assim, uma ótima opção aos piscicultores.
De hábito alimentar onívoro (dieta à base de alimentos de origem animal e vegetal) e com tendência à ictiofagia (hábito de se alimentar de peixes), é uma espécies de couro, considerado de médio porte e sem espinhos intramusculares, como também ocorre em alguns outros peixes como o surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e o jundiá (Rhamdia quelen). Uma das suas principais características são as manchas castanhas distribuídas por todo o corpo, além dos barbilhões maxilares longos.
Para possibilitar a reprodução dessa espécies, devido às características morfológicas de suas gônadas masculinas (testículos), que possuem o formato de dedos (digitiformes), e que não permitem a liberação do sêmen, o processo conhecido por extrusão, realizado pela compressão abdominal do peixe. Portanto, é necessário sacrificar os machos e remover suas gônadas que são maceradas e peneiradas para a extração de sêmen e fertilização dos ovócitos.
Para essa espécie, estudos relacionados à desova e reprodução, à larvicultura e à alimentação de larvas já foram realizados e publicados, conforme as indicações: Efeito de fatores abióticos na larviculturade pintado-amarelo Pimelodus maculatus (Lacépède, 1803): salinidade ecor de tanque. Publicado na Acta Scientiarum. Animal Sciences Maringá, v. 26,no. 2, p. 151-157, 2004. Larvicultura do Mandi-amarelo Pimelodus maculatus(Lacépède, 1803) (Siluriformes: Pimelodidae) em Diferentes Densidades deEstocagem nos Primeiros Dias de Vida R. Bras. Zootec., v.31, n.2, p.560-565,2002.