Profissionais da área da piscicultura visitam Unidade do Projeto Piraqué
Cerca de 60 técnicos agropecuários, veterinários e agrônomos conheceram a Unidade do Piraqué – Projeto de Preservação dos Peixes Migradores do Rio Uruguai na tarde da última quarta-feira, dia 09 de abril.
Os visitantes integram o Curso de Capacitação em Piscicultura para técnicos da região Oeste de Santa Catarina, promovido pela Superintendência de Pesca e Aquicultura de Santa Catarina (MPA) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Com o objetivo de capacitar sobre linhas de crédito, assistência técnica, organização e comércio da cadeia produtiva, a visita à unidade demonstrou na prática a estrutura e os processos necessários para reprodução e desenvolvimento de pesquisas com peixes nativos do Rio Uruguai, foco principal do Projeto Piraqué.
A intenção da capacitação também é de incentivar o desenvolvimento da piscicultura regional. Pesquisas atuais realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a FAO (Alimentação e Alimentação) e o Banco Mundial demonstram que dois terços do pescado consumido no mundo, até o ano de 2030, virão da aquicultura. A produção de peixes de maneira sustentável, produzida sem esgotar os recursos naturais e sem agredir o meio ambiente aquático, por meio da aquicultura, é uma promissora fonte de renda.
A Unidade é resultado da parceria entre o Instituto Goio-En/FUNDESTE com o Ministério da Pesca e Aquicultura e Foz do Chapecó Energia S.A. e está localizada no município de Águas de Chapecó.
O Instituto Goio-En e a FUNDESTE são apoiadores de ações como essa, tendo em vista o crescimento e o desenvolvimento cada vez mais qualificado da atividade de piscicultura na região Oeste catarinense.