Programa de Educação Ambiental avalia ações realizadas
O envolvimento de mais de 27 mil pessoas ao longo de quatro anos de atividades de Educação Ambiental, desenvolvidas pelo Instituto Goio-En, foi um dos resultados apresentados durante reunião com Prefeitos e Secretários de Educação dos municípios gaúchos e catarinenses da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. Os participantes foram recepcionados pela Diretora do Instituto Goio-En, Débora Lemes Cella, e pelo Reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli. Após as boas vindas, Marcilei Vignatti, Coordenadora de Educação Ambiental do Instituto Goio-En, orientou os trabalhos.
Durante o encontro, foram divulgados os resultados dos trabalhos realizados desde o ano de 2007 nos municípios de Águas de Chapecó, Alpestre, Caxambu do Sul, Chapecó, Erval Grande, Faxinalzinho, Guatambu, Itá, Itatiba do Sul, Nonoai, Paial, Rio dos Índios e São Carlos. O público-alvo foram professores, estudantes, lideranças comunitárias, agricultores e comunidade em geral.
As principais ações educativas executadas durante o desenvolvimento do programa foram: cursos de formação de educadores ambientais, especialmente com professores, encontros de educadoras ambientais do campo, oficinas pedagógicas para estudantes, palestras, cinema e educação ambiental e ciclos de conscientização ambiental. As temáticas, na sua maioria, estavam relacionadas aos impactos ambientais; situação e proteção de recursos hídricos e destinação e reciclagem do lixo.
Adilson Zeni, Prefeito de Águas de Chapecó (SC), citou durante a reunião que as atividades desenvolvidas no município, além de debaterem sobre os conceitos de educação ambiental, aumentaram a auto estima das pessoas. Ressaltou ainda o anseio de que o Programa continue sendo executado pela equipe do Instituto Goio-En.
Aracele Coppi, Coordenadora Pedagógica de Erval Grande (RS), aproveitou a oportunidade para agradecer as ações efetuadas pela equipe e comentou que as atividades com as crianças foram as que mais deram resultados positivos.
Maria Emília Ritter, Secretária de Educação de Alpestre (RS), parabenizou toda a equipe pelos trabalhos realizados, principalmente durante o ano de 2010. Ivete Jorge de Oliveira, Coordenadora Pedagógica de Alpestre (RS), também avaliou positivamente as ações com as crianças, pois acredita que este público tem mais anseio em colocar em prática o que foi aprendido. Ivete também destacou a importância em aliar a teoria com a prática.
Tendo em vista o término de vigência do contrato entre Instituto Goio-En e Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó (previsto para abril de 2011), que atende ao Programa Básico Ambiental, pode-se contabilizar mais de 500 ações promovidas, totalizando 2.248 horas. Além disso, durante as atividades realizadas pela equipe multidisciplinar de Educação Ambiental do Instituto Goio-En, mais de 500 mudas de árvores nativas foram plantadas e 711 educadores ambientais foram certificados.