Programa de Monitoramento Indígena realiza plantio de mudas
Para o desenvolvimento do programa “monitoramento das interferências sobre a população indígena”, da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, o Instituto Goio-En realiza diversas atividades que visam o resgate cultural e melhorias nas condições socioambientais de doze Terras Indígenas (TIs) dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para isso, são promovidas discussões e encaminhamentos relativos à educação, saúde, meio ambiente, documentação, memória, demografia e orientação para a manutenção da infraestrutura necessária à proteção e permanência dos Kaingangs e Guaranis na região.
Uma dessas ações está sendo realizada na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen´nó da TI Toldo Chimbangue (Chapecó) em parceria com o Viveiro de Mudas da Unochapecó. Serão plantadas cerca de 125 mudas de espécies nativas como ipê roxo e amarelo, cerejeira, urucum, araucária, louro, timbó e camboatã branco.
A etapa inicial foi realizada na sexta-feira, 25 de março, com a participação da equipe de educação ambiental e de monitoramento das interferências sobre a população indígena do Instituto Goio-En, além de professores e alunos da 8ª série do período matutino. A intenção da equipe é envolver outras turmas nas próximas etapas do plantio.
Além de visar a conscientização ambiental, a ação propõe o embelezamento da Escola para a XI Semana Cultural Kaingang e Guarani que acontecerá de 11 a 15 de abril. O evento já é tradicional, tem a participação de diversas escolas e é aberto a comunidade em geral.