Suruvi: espécie migradora do Rio Uruguai
Popularmente conhecido como Bocudo, o Suruvi, Steindachneridion scriptum está entre as espécies de peixes preservadas pelo Instituto Goio-En.
Esta espécie nativa, encontrada na bacia do alto Rio Uruguai e do alto rio Paraná, em locais profundos que sucedem corredeiras em rios de médio a grande porte, é caracterizada pela coloração cinzento-pardo-escura, apresentando pequenas manchas pretas irregulares.
Com hábito alimentar predominantemente carnívoro e noturno, o Suruvi, normalmente, intensifica as atividades alimentares durante o outono, em temperaturas entre 12 e 15°C. Além disso, por possuir carne nobre sem espinhos intramusculares e comportamento dócil no cativeiro, pode ser considerada uma espécie com potencial para cultivo na região Sul do Brasil.
Considerado também como um bagre de grande porte, atingindo, em média, 90 cm e 7kg, realiza movimentos migratórios moderados para a reprodução.
Na Unidade do Projeto Piraqué, do Instituto Goio-En, localizada do município de São Carlos (SC), a reprodução dessa espécie já foi realizada em 2011. Os exemplares obtidos por intermédio do processo realizado em cativeiro serão utilizadas para repovoamento do Rio Uruguai e comercialização entre os produtores da região.