O Ciclo de Conscientização Ambiental está na sua sétima edição e acontece todos os anos, com a participação de estudantes das redes de ensino da região oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
Os temas mais trabalhados estão relacionados à proteção dos recursos hídricos e do solo, a destinação do lixo, os ecossistemas regionais, o consumo, a preservação de espécies de fauna e flora etc. Participam como parceiros dessas atividades, diversas instituições regionais voltadas à questão ambiental.
Proporcionar vivências em educação ambiental que levem as crianças, adolescentes e educadores a uma discussão crítica acerca de algumas questões ambientais, especialmente no que diz respeito ao cuidado com os recursos naturais.
As ações desenvolvidas envolvem trilha da fauna e da flora, exposição arqueológica, contação de histórias, soltura de alevinos, plantio de mudas nativas, além de outras atividades que instigam a formação de atitudes ecológicas nos estudantes.
Participaram da sétima edição do Ciclo de Conscientização Ambiental, realizada em 2010, nove municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul (Águas de Chapecó, Alpestre, Guatambu, São Carlos, Nonoai, Itatiba do Sul, Paial, Erval Grande, Faxinalzinho) e 3 Terras Indígenas (Aldeia Condá, Toldo Chimbangue e Votoro).
Durante o dia, 491 estudantes e 35 professores percorreram o Ciclo, participando das atividades desenvolvidas em parceria com as seguintes entidades: Secretaria de Saúde de São Carlos/SC, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Serviço Social do Comércio (SESC) de Chapecó, Instituto Chico Mendes (ICMBio) - Floresta Nacional de Chapecó, 5ª Companhia de Polícia Ambiental de Chapecó e executores dos programas 09, 10, 11, 12, 14, 18, 21 e 22 segundo Plano Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.