O desenvolvimento dessas oficinas busca a consciência ambiental, despertando nos estudantes a importância para a mudança de hábitos de consumo e cuidados com a natureza e com os seres vivos.
Dinamizar os ensinos fundamental e médio a partir de práticas que levem as crianças, adolescentes e educadores a uma discussão crítica acerca de algumas questões ambientais, especialmente no que diz respeito ao cuidado com os recursos naturais.
Município de Erval Grande
Município de Alpestre
Município de Alpestre
As atividades, na forma de oficinas pedagógicas, geralmente mais dinâmicas e lúdicas (teatros, vídeos, contação de histórias, dentre outras práticas), em ambiente natural, permitem a vivência dos participantes durante o processo, possibilitando uma compreensão mais ampliada das discussões acerca das questões ambientais.
Terra Indígena Nonoai
Terra Indígena Nonoai
Município de Águas de Chapecó
Município de Paial
Município de Caxambu
As ações realizadas com estudantes das escolas públicas tem se ampliado desde o início do projeto de Educação Ambiental. Todas as escolas localizadas em comunidades atingidas foram contempladas. Além disso, outras escolas vêm paulatinamente recebendo atendimentos. As propostas metodológicas, assim como os temas, têm sido definidos em conjunto com a gestão escolar, procurando contemplar o planejamento pedagógico de cada local.
Os resultados são os seguintes:
a) 54 oficinas realizadas
b) 2.827 estudantes atendidas
c) 216 horas de atividades
d) Estreita relação com as Secretarias de Educação dos municípios da área de abrangência;
Depoimento de Maristela Capelesso - Secretária Municipal de Educação – Paial/SC
A escola está inserida na sociedade e seus alunos atuam diretamente sobre o meio ambiente, seja retirando dele a sua subsistência ou explorando e utilizando os seus recursos naturais. Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação de Paial tem encontrando apoio condizente com esta realidade no Instituto Goio-En, que oferece aos professores formação continuada, para melhoria do processo ensino-aprendizagem e uso consciente dos recursos naturais na busca da sustentabilidade do planeta.
O trabalho desenvolvido neste município ultrapassou as barreiras da sala de aula e foi a campo investigar e avaliar o uso dos recursos ambientais locais, através de metodologias atrativas, oportunizando aos professores e alunos a análise local e os encaminhamentos que precisam ser dados para reverter à situação, diminuindo os impactos da ação humana sobre o meio ambiente.
Nas oficinas foram trabalhados temas de relevância social e histórica. Os temas foram contextualizados com a realidade mundial de exploração dos recursos ambientais, propiciando um passeio pela realidade brasileira de exploração de ocupação territorial e a crescente necessidade de utilização de recursos naturais e a preocupação sobre a preservação e uso consciente dos mesmos.
Município de Erval Grande
Município de Águas de Chapecó