Todo trabalho destes encontros está fundamentado na valorização da atividade das agricultoras e da diversidade de plantas e alimentos que existem na propriedade.
Resultam desses encontros o artesanato, os cosméticos, a alimentação alternativa, a autoestima, conhecimento dos produtos que existem na propriedade e, principalmente, a elaboração de práticas coletivas para a vitalização das comunidades, como a arborização e as hortas medicinais.
Construir, com o público-alvo, reflexões acerca da condição feminina e contribuir nos processos de fortalecimento de valores e atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente.
Município de Rio dos Índios
Município de Rio dos Índios
Município de Águas de Chapecó
Município de Guatambu
Entre as temáticas abordadas nas oficinas estão a organização da propriedade, a culinária alternativa com orientação sobre alimentação saudável, a saúde ambiental através da demonstração de produtos encontrados na comunidade, que auxiliem na saúde e na autoestima, além de alternativas de renda.
Município de Águas de Chapecó
Município de Nonoai
Município de Rio dos Índios
Município de Erval Grande
Município de Rio dos Índios
Em parceria com todas as Secretarias de Educação dos municípios da área de abrangência, 529 agricultoras já foram atendidas, somando 72 horas de atividades.
Depoimento de Rachel Elma Mohr Steiernagel - Secretária Municipal de Educação de Águas de Chapecó/SC
As atividades de Educação Ambiental que estão sendo realizadas pelo Instituto Goio-En no município de Águas de Chapecó são de grande importância. Nota-se que o trabalho através de oficinas despertam no público-alvo um interesse efetivo. Estão sendo atendidos educadores, educandos e mulheres agricultoras.
O trabalho com os educadores através de cursos de capacitação, trouxe enriquecimento aos projetos desenvolvidos nas unidades escolares. As oficinas escolhidas a serem trabalhadas nas escolas contribuíram para a melhoria do conhecimento em relação aos temas, despertando a consciência crítica sobre questões ambientais no meio em que vivem.
A Educação Ambiental, através das diversas oficinas para as agricultoras, tem por objetivo a valorização da mulher do campo bem como a utilização de produtos naturais, questões que envolvem elementos da saúde da mulher, da auto-estima, da valorização própria, além de ter trabalhado práticas de economia e alternativas alimentares.
Município de Guatambu
Município de Erval Grande
Município de Rio dos Índios