Baseado em estudos relacionados às condições naturais dos ambientes aquáticos, este projeto busca avaliar e monitorar a comunidade de peixes. Além de contribuir com o conhecimento científico e biológico, oportuniza a definição de medidas de conservação, diversidade e manejo das espécies.
Avaliar os impactos dos empreendimentos hidrelétricos sobre a ictiofauna.
Contribuir para o aumento do conhecimento científico das espécies, com base no qual é possível definir medidas conservacionistas e de manejo da comunidade ictiofaunística.
Avaliar a ictiofauna quanto ao estado de conservação, definido os limites de criticidade para manutenção das comunidades.
Identificar áreas prioritárias para a conservação da ictiofauna e fornecer subsídios para o Programa de Conservação e Restauração da Área de Preservação Permanente.
Caracterizar os aspectos básicos da estrutura e dinâmica reprodutiva e alimentar das espécies mais abundantes.
Acompanhar o processo de sucessão ecológica, a fim de obter subsídios para o futuro manejo do reservatório.
Correlacionar a estrutura das comunidades de peixes com aspectos abióticos (qualidade da água).
Contribuir para o conhecimento referente à região em questão, tendo por base exemplares obtidos durante as fases de monitoramento e resgate de ictiofauna.
As ações para o desenvolvimento do monitoramento incluem:
- coleta trimestral de peixes;
- coleta de ovos e larvas de peixes no período reprodutivo;
- análises em laboratório;
- monitoramento das rotas migratórias através da marcação e recaptura dos peixes.
Os resultados obtidos a partir da coleta de peixes com artes de pesca - redes e espinhéis -, análises em laboratório, através de identificação taxonômica e biometria, estão sistematizados em relatório que contém as etapas e formas de execução dos objetivos propostos.